Presidente do SINTIPLASQUI é eleito para diretoria da confederação nacional dos trabalhadores do ramo químico

A Confederação dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ) realizou eleições para sua diretoria, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (12), em Praia Grande (SP), comparticipação de dirigentes de federações de todo país, que representam mais de 500 mil trabalhadores deste segmento da economia nacional.

Para a diretoria foram eleitos quatro dirigentes sindicais de Santa Catarina: Joel Bittencourt (Criciúma): Secretário de Saúde e Segurança; João Sérgio Ribeiro (Biguaçu): Secretário Regional Sul; Ednaldo Pedro Antônio (Brusque): Secretário da Juventude e Sílvio de Souza (Joinville): suplente diretoria, que mantém na liderança o presidente Antônio Silvan Oliveira.

Antes da eleição, a diretoria se reuniu e debateu a complexa situação das entidades sindicais de representação de trabalhadores após a entrada em vigor da reforma trabalhista e a conjuntura nacional da classe trabalhadora.

Técnicos do Dieese mediaram debate sobre a realidade econômica do país e, principalmente, sobre a reforma previdenciária que o governo federal quer implementar. O Orçamento da União de 2018 mostra que a Previdência Social representou 24% das despesas, enquanto o pagamento de juros aos bancos supera 40%, sendo a maior despesa do Brasil.